Como comprar um computador - PC

Quando os primeiros PCs surgiram o armazenamento de dados ainda era feito em fitas cassete, seus gabinetes eram enormes, os monitores eram grandes, monocromáticos de fósforo verde, e o processamento de informações era algo que nos dias de hoje faria qualquer um chorar de raiva.

A evolução dos computadores acontecia em ritmo menos acelerado há dez ou vinte anos, mas hoje em dia não demora mais que seis meses para um equipamento novo se tornar obsoleto. Por esse motivo, é muito importante avaliar muito bem qual suas principais necessidades no momento de comprar um computador novo para que em pouco tempo você não perceba que fez um mal negócio.

O que compõe um computador? 

O computador residencial pode ser dividido basicamente em três partes, a CPU, que é onde as informações são processadas, o monitor e os periféricos como mouse, teclado, caixas de som, impressora, scanner e outros.

Suas opções na montagem deste kit pode variar bastante, dependendo do espaço que você tem disponível em sua casa. Mas de uma maneira geral, o padrão adotado nos dias de hoje pelo mercado é o de um computador básico com CPU, monitor de LCD, teclado e mouse.

Os monitores de LCD estão se tornando cada dia mais populares, mas profissionais da área gráfica ainda dão preferência para monitores CRT. Confira mais informações em nossa página de monitores.

A CPU também pode ter vários formatos e tamanhos. A Apple, por exemplo, lançou há pouco tempo uma versão de seu clássico Macintosh reduzido a uma pequena caixa, também conhecido como Mac Mini, mas a variedade de formatos e tamanhos disponívesi no mercado é infinita, inclusive com a possibilidade de customizar o gabinete de acordo com seu gosto pessoal.

Enfim, confira o espaço físico que você tem disponível na hora de escolher o gabinete, mas preste atenção à questão do resfriamento de seu núcleo. Infelizmente, uma coisa que nenhum fabricante conseguiu resolver até hoje é a questão do aquecimento dos computadores, por isso, muitas vezes gabinetes maiores são melhores por conseguir um melhor resfriamento dos componentes internos, justamente por suportarem coolers mais potentes.

Sobre teclados e mouses, a variante mais importante destes periféricos é a possibilidade ou não de se trabalhar com tecnologia wireless, ou seja, sem cabos ligados ao computador.

Um notebook também é um PC? 

Sim. O termo PC vem do inglês Personal Computer e significa Computador Pessoal. Ou seja, um notebook não deixa de ser um PC. O que acontece é que muitas pessoas convencionaram chamar os computadores de mesa, ou desktops, de PC.

Outra confusão comum de acontecer é que muitas pessoas consideram PCs apenas os computadores que trabalham com sistema operacional Windows, criando para os Macintosh da Apple uma categoria a parte. Computadores Macitonsh também são PCs, seja na versão desktop ou na versão portátil.

Qual é a configuração ideal para um computador doméstico? 

Como a montagem de um computador é composta por itens muito específicos, dependendo da sua finalidade, vamos apresentar aqui uma configuração razoável para que uma família possa utilizar um computador de mesa para realizar tarefas básicas como acessar internet, enviar e receber e-mails, arquivar músicas e fotos, rodar alguns jogos e trabalhar com processadores de texto, planilhas e apresentação de slides.

Para começar, é preciso ressaltar a velocidade com que este setor evolui, então leve em consideração que esta é uma proposta feita na metade de 2007. Pode apostar que em dois anos muita coisa já terá mudado e pode ser que este computador já não seja o melhor para você.

Enfim, duas marcas concorrem fortemente no mercado de processadores, que é a alma do seu computador. Tanto AMD quanto Intel oferecem produtos de boa qualidade, sendo que uma boa velocidade de processamento gira em torno de 3,0 GHz.

Depois do processador, a escolha da quantidade de memória RAM é o próximo passo. Muitos computadores conseguem realizar tarefas simples com 256MB, mas havendo a possibilidade de comprar versões mais robustas como 512MB ou 1GB, você notará que o computador conseguirá maior agilidade no momento em que precisar realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Por fim, o básico para a escolha do seu computador é a definição do seu HD. Caso você e sua família utilizem o computador para guardar fotos, músicas, jogos e vídeos, não economize na memória. Pense em discos rígidos de pelo menos 120GB. Por outro lado, se sua intenção é apenas trabalhar alguns textos, poucas fotos e músicas, 80 GB já darão conta do recado sem problemas.

Qual a importância da memória RAM? 

RAM é a sigla para Randomic Access Memory, que traduzida seria Memória de Acesso Aleatório. Para muitas pessoas, essa continua sendo uma informação que não muda em nada suas vidas, então vamos aos fatos.

A memória RAM serve para que o computador consiga executar programas e arquivos. Quando você pede para abrir um arquivo de texto, por exemplo, o computador busca este arquivo no HD e abre-o juntamente com o programa respectivo, trazendo-os para a memória RAM.

Cada aplicativo aberto consome em média uns 30MB, isso significa que quanto mais memória RAM você tiver, maior será a capacidade de seu computador rodar vários programas ao mesmo tempo.

Por isso algumas pessoas acham que mais memória RAM aumenta a velocidade do computador. O que acontece na verdade é que se você tem 128MB de RAM e está rodando mais do que cinco tarefas ao mesmo tempo, levando-se em consideração que essa memória não será suficiente para rodar todos ao mesmo tempo, o computador irá alternar as tarefas entre o HD e a memória RAM, ou seja, quando você clicar para mudar de programa, o computador terá que parar o processamento, guardar algum arquivo de volta no HD e buscar novamente aquele que você quer usar, repetindo esse procedimento quantas vezes for necessário.

Essa alternância de tarefas dá a impressão de que o computador está lento. O aumento da memória RAM irá facilitar o funcionamento multi-tarefas de seu computador, mas a velocidade continuará sendo a mesma, determinada pelo clock de seu processador.

Postagens Relacionadas

Proxima
Anterior

0 comentários :